Projetos Parceiros
(clica nos formulários para veres se os projetos se encontram a recrutar de momento)
A Avó Veio Trabalhar
A Avó Veio Trabalhar é um projeto de aprendizagem, partilha e empoderamento, que através de mão-de-obra artesanal e design, aumenta o poder de intervenção na sociedade dos seniores. É uma hub criativa intergeracional, onde os laços sociais e emocionais são tricotados na comunidade local e onde os mais velhos podem ser eles próprios.
A MAIS faz parceria com a Avó Veio Trabalhar, através da participação dos seus voluntários na realização de tarefas artesanais e criativas, para a venda de produtos por parte da Avó. Os voluntários têm de se apresentar no espaço da A Avó Veio Trabalhar, com a periodicidade a ser definida de acordo com a disponibilidade do voluntário, e participar nas atividades e tarefas que lhe forem propostas pelas avós.
Ajuda de Mãe
A Ajuda de Mãe tem como principal objetivo, apoiar cada mãe e cada família de modo a que o nascimento do bebé seja um fator de melhoria da sua vida e da vida familiar. Este apoio será feito através de acompanhamento psicosocial, acolhimento, formação e reintegração profissional. Apoia também a construção e consolidação do projeto da gravidez e maternidade de cada mãe e ainda a sua inserção laboral com vista a uma melhor vida com a sua família.
A MAIS iniciou parceria com a Ajuda de Mãe através da participação dos voluntários em diversas tarefas, como cuidar de bebés, acompanhamento das mães, ajudar a organizar angariações de donativos e ajudar na parte da comunicação. A maioria dos voluntários terá que se descolocar às instalações da associação com a periodicidade definida segundo a disponibilidade do voluntário e as necessidades da associação, sendo que o voluntariado na área da comunicação poderá, eventualmente, ser realizado de forma remota.
Entre Idades
A Entre Idades é uma instituição de solidariedade social, que oferece para a população com idade igual ou superior a 65 anos, respostas nas áreas: Atendimento Psicossocial, Cuidados de Saúde Domiciliários, Animação Sociocultural, e Literacia Social e em Saúde.
A MAIS faz parceria com a área social da Entre Idades, isto é, trabalham em conjunto na promoção de experiências e contactos que promovam um impacto social positivo na vida das pessoas idosas.
O trabalho de um voluntário da MAIS no projeto Entre Idades é o de contactar telefonicamente 1 a 3 idosos semanalmente, com o intuito de conviver com estes e de fomentar emoções, sentimentos e memórias positivas.
Banco Alimentar
O Banco Alimentar luta contra o desperdício de produtos alimentares, encaminhando-os para distribuição gratuita às pessoas carenciadas. Recolhe e distribui várias dezenas de milhares de toneladas de produtos e apoiam ao longo de todo o ano, a ação de instituições em Portugal. Por sua vez, estas distribuem refeições confecionadas e cabazes de alimentos a pessoas comprovadamente carenciadas.
A MAIS uniu-se com o Banco Alimentar de Alcântara através da participação dos seus voluntários na preparação de cabazes que depois irão ser entregues a instituições e famílias carenciadas. A associação indica os horários necessários e cada voluntários depois terá que se deslocar às instalações no horário que tem mais preferência.
Casa da Estrela
A Casa da Estrela é a casa de acolhimento do Centro de Promoção Juvenil. É uma residência permanente, que tem com objetivo orientar os processos de integração social das jovens acolhidas, com fundamentação nos projetos de vida criados para cada uma pela equipa técnica.
Os voluntários da MAIS que participem neste projeto, serão explicadores dos jovens da casa de acolhimento, nas disciplinas que decidirem escolher. As explicações serão dadas individualmente, ou a grupos de 2 pessoas no máximo, a jovens entre os 12 e os 20 anos, e poderão decorrer em formato presencial ou virtual, de acordo com a preferência do voluntário.
União Zoófila
A União Zoófila é uma associação de referência no que se relaciona com a proteção dos animais domésticos abandonados, negligenciados e vítimas de abuso em Portugal. Alberga centenas de cães e gatos, vítimas de abandono e maus tratos, muitos deles acolhidos em estado precário de saúde. Para além do trabalho realizado no acolhimento, tratamento e proteção dos animais abandonados, a União Zoófila apresenta também uma forte componente humanitária e social.
A MAIS uniu-se com a União Zoófila para que os nossos voluntários possam ajudar a realizar tarefas que envolvam cuidar dos cães ou gatos (à escolha de cada voluntário), dos seus espaços e a dar-lhes muito amor. Os horários estão definidos pela associação, sendo que os voluntários devem se deslocar às suas instalações.